top of page
Cópia de Burning 5  © Florent Drillon  Adami.jpg

​QUEM SOMOS

A Associação Cultural de Artistas Integrados realiza, gerencia e apoia projetos, a partir de um espectro mais abrangente de contextos de produção, diversificando possibilidades de intercâmbio e cooperações artísticas, em âmbitos nacional e internacional. Tal atuação tem promovido circulação de trabalhos, inclusão cultural, formação artística e intercâmbio/interação com cidades brasileiras e mundo.

ARTISTAS DETERMINADOS

Nossa missão é criar um espaço seguro e compartilhado entre todos os tipos de artistas - de iniciantes a profissionais - para que possam se reunir e expressar o seu lado criativo.

​

Acreditamos em desbloquear a criatividade que há dentro de cada um de nós, oferecendo uma variedade de ensinos. A Associação existe para acolher, sem discriminações profissionais ou de qualquer outro tipo.

​

Ajudamos profissionais que buscam novas inspirações, que querem aprender sobre arte ou que estão apenas interessado em começar um novo hobby.

Teia - Crédito Monique Ferreira _edited.jpg

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Cultural se Artistas Integrados é a realizadora do Festival Internacional Cena CumpliCidades e suas atividades na dança vão além das ações realizadas no projeto.

​

Atuamos no apoio na Circulação Nacional-2015 do espetáculo Teresinhas, do Grupo de Pesquisa do Movimento, do Rio Grande do Sul, patrocinado pelos programas de cultura dos Correios e O Boticário na Dança; a coprodução com o coreógrafo Sebastião Soares (nacionalizado e residente em portugal) para o edital brasileiro O Solo do Outro (2015); a coprodução no trabalho Entre Corpo e Memória, do moçambicano Manoel Castomo Mussud’za (2014); e a consultoria no espetáculo Diafragma da artista brasileira radicada na Argentina, Flávia Pinheiro (2014).

​

Foi prestado consultoria para o tradicional Encontro Nacional de Cavalo Marinho, e para a Festa de Reis (anualmente, dia 6 de janeiro), na sede da Casa da Rabeca do Brasil, do saudoso Mestre Salustiano. Neste Centro Cultural, fomentou e coproduziu o grupo de dança Geração Salu, e a banda Dinda Salu e Os Cabras Desmantelados, incentivando, assim, a continuidade e difusão da cultura popular.

​

Durante os Jogos Olímpicos Rio/2016, a Associação participou da programação artística do evento a partir de edital gerido pela Funarte, reunindo um naipe nacional abrangente com 7 companhias e artistas provenientes de três regiões e seis estados brasileiros.

Em articulação com a Graner, instituição do Mercat des Flors (ESP), a Associação enviou para Barcelona o bailarino pernambucano, Sebastião Soares, para uma residência de criação de um mês em jan/2017.

​

Em destaque ainda estão interações a partir de projetos de residência artística como o Overseas Culture Interchange idealizado e coordenado por Arnaldo Siqueira e Mélanie Fréguin (FRA), em 2016. Apoiado por instituições suíças e brasileiras, entre elas, a Funarte (Fundação Nacional de Artes), o empreendimento promoveu durante um mês aulas diárias de dança e luminotécnica na edição do Cena CumpliCidades/2016, em Natal-RN, tendo resultado no trabalho História Contêiner apresentado em Genebra (SUI), em dezembro/2016, e em Olinda e João Pessoa, em 2017.

​

No segundo semestre de 2018, a Associação empreendeu em Natal-RN uma articulação institucional e artística, na qual estão envolvidas: Acción Cultural Española com o programa PICE da Espanha, o Festival Cumplicidades (BRA), Madrugada Producciones (ESP), Auditorio Barañain (ESP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e o Projeto Dançando nas Dunas (RN), para reunir artistas da Espanha, Argentina, Cuba (Colectivo Artistas Infamables) e Brasil.

Entre outras ações como oficinas, palestras, debate, ensaio aberto, bate-papo com o público e encontro com estudantes e professores de arte, o projeto visou ao desenvolvimento de uma residência artística voltada a uma criação cênica que incluiu composição sonora e audiovisual com uma linguagem corporal baseada na dança e no teatro físico. O projeto marcou ainda o encontro do coletivo ibero-americano com um artista brasileiro. Durante quatro semanas, eles trabalharam juntos, abordando questões como violência, desigualdade, fronteiras, entre outros temas; criando uma visão de uma sociedade do futuro com semelhanças com a relatada no romance A Happy World, de Adoux Huxley.

​

Na pauta de 2019 esteve o concerto e master class do artista francês, Samy Thiebault, programada para março/2019, na cidade de Recife. A Associação continuou desenvolvendo novos projetos como Cena CumpliCidades, Cena UNIversidade e Cena Educa.

​

Com a pandemia, os projetos encabeçados pela Associação foram impactados e reformulados. Após um ano de incertezas, 2021 trouxe um novo olhar para a vídeodança no Cena CumpliCidades. No ano seguinte, o festival, ampliado e com mais força, focou na produção artística considerada de superação e enfrentamento tanto dos impactos da pandemia de Covid-19, como das agruras do atual cenário de descaso e precariedade do país no âmbito da cultura.

​

Em 2023, a Associação Cultural de Artistas Integrados estreou o CENA Festival de Dança no Recife. Visando empreender uma cultura avaliativa como prática que se constrói coletivamente, orientada à produção da qualidade formativa, ao melhoramento organizacional e à permanente formação de agentes da dança, o evento trouxe avaliações de desempenho com professores universitários, contemplando seu reconhecimento com a distribuição de livros de dança, bolsas de estudos e de residências artísticas no Brasil, entre outras premiações e oportunidades. No mesmo ano, a AgendaON foi assessorada para implementar um espaço de divulgação de empreendimentos da economia criativa com foco na dança.

​

bottom of page